Galeria grupo de estudo e criação em fotografia

ATELIÊ FOTÔ

O Ateliê Fotô, inaugurado em 2011, pelo jornalista e curador Eder Chiodetto, é um espaço de reflexão e produção de fotografia contemporânea.

Além das atividades de curadoria, edição de livros, leitura de portfólio e consultoria individual para desenvolvimento de projetos autorais em fotografia, Chiodetto mantém no Ateliê Fotô, quatro Grupos de Estudo e Criação em Fotografia. Voltados para fotógrafos profissionais e amadores avançados que desenvolvem projetos pessoais, os Grupos visam auxiliar no desenvolvimento dos processos criativos de seus participantes por meio da leitura comentada de portfólios, da pesquisa de autores e obras específicas da história da fotografia, além do estudo de teorias acerca dos processos simbólicos que envolvem a trama fotográfica.

O intuito geral dos Grupos de Estudo é que ele seja um centro produtor de fotografia contemporânea em suas mais diversas aplicações. O objetivo é que os trabalhos gerados individualmente por cada participante, na medida do possível, estejam aptos a concorrer em editais, concursos, leituras de portfólios em grandes eventos, etc.

O principal foco está na discussão em torno da edição, de como desenvolver estética e conceitualmente um corpo de trabalho, um ensaio ou série autoral.

Os encontros são coordenados por Eder Chiodetto e Fabiana Bruno.