Galeria grupo de estudo e criação em fotografia

Quimeras, apólogos e algumas fábulas

2017

Mostra coletiva de artistas integrantes do Ateliê Fotô
DOC Galeria – 18/05 a 24/06/17
São Paulo
link

projetos5

 

 

Constelações, intermitências e alguns rumores

2016

Mostra coletiva de artistas integrantes do Ateliê Fotô
VI Festival de Fotografia de Tiradentes – 09/03 a 13/03 de 2016
Minas Gerais
link

projetos4

 

Constelações, intermitências e alguns rumores

2015

Mostra coletiva de artistas integrantes do Ateliê Fotô
Zipper Galeria – 22/10 a 21/11 de 2015
São Paulo
link

projetos3

 

Correspondências Visuais

2013

Em 2013, a partir de discussões realizadas em torno da edição dos ensaios fotográficos dos integrantes dos Grupos de Estudos e das questões levantadas no módulo “A Fotografia no Limite da Aparência”, foi criado durante o período de dois meses um ciclo de “Correspondências Visuais”. A partir de frases selecionadas pelos coordenadores do curso, os fotógrafos agrupados em duplas deveriam criar um diálogo sem palavras, apenas com trocas de imagens. Ao tirar o verbo de foco, as imagens deveriam se suceder criando sequencias narrativas seja pelo conteúdo formal ou pelo simbolismo dos seus referentes.

corres_orientadores

Uma coisa são duas

2012

Em 2011, primeiro ano de atividades dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia, recebemos o convite para realizar uma mostra na recém inaugurada Galeria Ímpar (que mais tarde se fundiria com a Central Galeria). Propusemos uma exposição coletiva com os integrantes dos Grupos.
Dentro das discussões que estávamos tendo naquela época sobre fotografia e seus duplos, coloquei aos fotógrafos participantes uma frase do poeta Carlos Drummond como detonador do processo criativo deles. Assim surgiu o projeto e a mostra “Uma Coisa são Duas”.
link

umacoisa_projetos

Inventário De(s)Memórias

2012

Em 2012, com a presença dos orientadores Fabiana Bruno e Fernando Schmitt, criamos um módulo para discutir Fotografia e Memória, a partir do cruzamento de vários textos teóricos e obras referenciais de diversos artistas. Estimulados a pensar e desdobrar alguns paradigmas em imagens, os fotógrafos dos Grupos de Estudos produziram uma série de trabalhos que ganharam o formato de um livro de artistas com o título “Inventário De(s)Memórias”.

inventario_projetos